Image Map

24/07/2014

Já fui para a Itália


Lembra da Vanessa, que a gente conheceu na semana passada? Que foi para o Marrocos e contou sobre sua experiência aqui ? Pois é, nesta semana ela voltou para falar sobre outra viagem! Benvenuti in Italia!!!
Por que você escolheu a Itália?
Eu fui para lá porque foi onde a minha irmã fez intercâmbio, e a universidade na qual eu tinha me formado tem um convênio com a faculdade de lá, então eu sabia que encontraria outros brasileiros. Mas eu não fui através da minha faculdade, eu me matriculei direto como aluna ouvinte na Universidade de Verona, que fica no norte da Itália.

Qual foi a maior dificuldade que você teve?
Acho que foi o fato de eu nunca ter morado sozinha até então. Não tive dificuldade em relação à língua. Eu já tinha estudado por quatro meses antes de viajar, então compreendia ainda que não tivesse fluência. Além disso, sou de uma região que tem muitos descendentes de italianos.

O que você mais gostou?
Eu gostei muito da minha experiência como estudante. Gostei muito da faculdade, das aulas e da experiência de morar em uma cidade universitária e conhecer outros intercambistas. Eu gostava que em Verona, por ser uma cidade plana, eu me locomovia basicamente de bicicleta. Também gostei da minha experiência de trabalho como barista. Além disso, pelo fato de estar na Europa, eu pude viajar a um custo baixo e conhecer vários lugares e pessoas.

Lazise, no Lago de Garda

E o que você não imaginava que iria encontrar/acontecer e acabou encontrando/acontecendo?
Eu conhecia um pouco sobre a cidade, mas não tanto. Em Verona no verão tem muitos eventos, a cidade em si é bastante artística. Tem a Arena de Verona que é como se fosse o pequeno coliseu onde acontecem as óperas. Eu nunca achei que eu fosse gostar de ópera, mas achei lindo demais! Gostei muito da história por trás das óperas. Não conhecia estes aspectos de Verona. Eu sabia que era uma cidade turística, de Romeu e Julieta, então ela é romântica, bonita, mas não sabia que tinha tantas atividades culturais. No dia dos namorados (Valentine’s Day) eles enfeitam bastante a cidade, ela fica muito bonita. Perto da cidade também tem algumas vinícolas. Fica na região de Valpolicella, onde tem o vinho Amarone que é muito bom e bastante conhecido. Eu recomendo bastante para quem puder visitar! Verona tem o centrinho bem turístico, que seria o centro histórico onde apenas alguns carros podem entrar. A cidade é grande, tem algumas indústrias que são de lá, então eu acho que ela não vive só do turismo. Inclusive a Universidade de Verona está entre as melhores universidades da Itália. Outra coisa que eu achava engraçada era que os anúncios fúnebres eram feitos por cartazes colados nas paredes e não por notas no jornal, como fazemos aqui.

E em relação à cultura, você encontrou alguma dificuldade para se adaptar?
Não. Eu só achava estranho o fato de eles servirem vários pratos separados na refeição, como um prato de massa, depois um prato com carne e depois um prato de salada, mesmo nos Restaurantes Universitários. E que além de água, também serviam vinho e cerveja no R.U..

Como são as pessoas?
Ah, em um primeiro momento eles parecem meio grossos pelo jeito de falar, mas se mostravam bastante receptivos, principalmente quando eu comentava que era brasileira. Pensei que poderia haver preconceito por pensarem que eu poderia ser imigrante, mas por ter ido na condição de estudante isso não aconteceu. Na época que eu fui, quatro anos atrás, tinha bastante brasileiro lá.

Lago de Garda

Você viajou para outros lugares dentro da Itália?
Eu fui para Trento, que fica mais ao norte e tem influência alemã e austríaca. A menina italiana que morava comigo era de lá. Também fui a Roma, Florença, Veneza e Milão. Não fui ao extremo sul, como Napoli, que é bem diferente, mas gostaria de ter ido. Perto de Verona tem o Lago de Garda, onde seria a praia deles, para onde eles vão no verão. Tem várias cidades charmosas por perto e vários lugares legais para comer e beber.

São lugares fáceis para quem não conhece se achar?
Verona sim. A cidade tem alguns pontos principais e turísticos bem marcantes. Tem um trajeto comum de ser feito, como a casa da Julieta, a Piazza delle Erbe onde tem um mercadinho, aí segue até a Arena, aí tem a Praça Bra, onde tem vários restaurantes. É fácil de se achar. Depois dali você chega à estação central de trem. Com um mapa é tranquilo. Veneza já é mais difícil, acho que 80% das pessoas que vão para lá se perdem. São muitas ruelas, mesmo pedindo informação para as pessoas na rua é difícil. Mas, na verdade, a graça de ir para Veneza é a se perder em Veneza!

Alguma sugestão de livros/filmes para quem pensa em ir para a Itália?
Na verdade eu sugiro que não assista nenhum filme. Sugiro que a pessoa vá até lá e conheça. Por exemplo, tem “Cartas para Julieta” que se passa em Verona, mas não é daquele jeito, é muito romantizado. Aí acho que a pessoa acaba criando expectativas e se decepcionando quando chega lá. Acho que o melhor é ir com a cabeça aberta

Como funciona o visto para ir para a Itália?
Como turista você pode ficar até três meses. Mais que isso, como foi o meu caso, precisa de um visto de estudante. Para quem for ficar mais de 90 dias, também é necessária a permesso di soggiorno, que é uma permissão de residência emitida pelo órgão de imigração da Polizia di Stato. Isso precisa ser feito em até oito dias depois da entrada no país.

(Segundo algumas pesquisas que eu fiz, é bom estar preparado para desembolsar alguns euros! Além da cópia do passaporte e da documentação apresentada para a emissão do visto e de 4 fotos 3x4, é necessário um selo chamado marca da bollo que custa em torno de €14,62 e de uma contribuição entre €80 e €200, dependendo do tipo de permissão a ser solicitada - €80 para estadas entre 3 meses e 1 ano, €100 entre 1 ano e 2 anos e €200 para um período maior. Existem vários blogs com informações bem detalhadas sobre o processo. Vale a pena dar uma olhada!) ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário