Image Map

18/12/2014

Já fui para a Itália

Entre Santa Marguerita e Portofino
Em meio à maravilhosa insanidade que é lançar um site, o "Já fui para..." andou meio parado nas últimas semanas. Mas hoje voltamos com tudo com o relato de uma legítima cidadã do mundo! Bem-vindos (de volta) à Itália!

1 - Quem é você?
Sou a Daniella Barbosa, para os amigos mais conhecida como “Dani” ou “Daniviajante”. Tenho 30 anos, sou goiana do pé rachado como dizem por aqui, mas me considero uma cidadã do mundo, apaixonada por viagens e por conhecer de fato lugares diferentes. Já morei em Curitiba, Brasilia, Gênova na Itália, Hamburgo na Alemanha e hoje estou de volta a minha terra natal, Goiânia.
Sou formada em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, em gestão hoteleira e planejamento turístico pelo IFG-GO.  No momento estou terminando especialização em Mídias Digitais e trabalho como consultora na área de comunicação digital.

2 - Por que você viaja?
Porque viajar me faz sentir viva, me faz sentir em movimento, me dá a oportunidade de conhecer realidades diferentes da minha e ao mesmo tempo perceber que apesar da diversidade, temos todos sentimentos comuns, independente da parte do mundo a que você pertença.  Sou uma verdadeira apaixonada pelo universo das viagens.
Não sei explicar direito de onde veio essa vontade doida por viajar. Mas costumo dizer que uma vez picado por esse “bichinho”,  não dá mais pra parar ou imaginar a vida sempre no mesmo lugar.

Gênova

3 - Por que você escolheu a Itália?
A primeira vez que escolhi morar em outro país fui parar em Gênova, na Itália. Sempre tive vontade de conhecer a Itália e quando apareceu a chance de trabalhar na AIESEC lá não pensei duas vezes e fui. Estava unindo o útil ao agradável sabe, conhecer um lugar que sempre sonhei e trabalhando por uma organização que eu amo e acredito.

4 - Qual a maior dificuldade que você teve durante a sua viagem?
Eu não chamaria de dificuldade, mas de experiência mesmo. O café da manhã dos italianos tem como base elementos doces, do tipo brioche com nutella e capuccino ou café. No início, sentia bastante falta do nosso bom e velho pãozinho francês com manteiga ou queijo. O legal de viajar é que você acaba incorporando novos hábitos, continuo adepta do pão francês, mas muitas vezes incremento o café da manhã com algo doce, aprendi com os italianos!

5 - O que você mais gostou?
A Itália é um país muito bonito para turistar. Tem muitos lugares para você explorar, paisagens cinematográficas. Gostei de muitas coisas por lá, mas apesar de parecer clichê, comer na Itália é realmente uma experiência a parte. Incorporei muitos hábitos da culinária italiana na minha vida depois da temporada por lá, do tipo comer melão com presunto de Parma regado a azeite e limão siciliano! Aprendi a valorizar a hora da refeição como um momento para desacelerar mesmo e apreciar o alimento. Sem dizer que aprendi a tomar vinho, coisa que não fazia antes.  Minha sugestão é que você se permita apreciar o maior número de pratos que conseguir durante uma viagem pela Itália! (risos)

Porto de Gênova

6 - O que você não imaginava que iria encontrar/acontecer na Itália, mas você encontrou/aconteceu?
Nunca pensei que eu iria parar no Festival do Pistache, que acontece em Bronte, cidade aos pés do vulcão Etna no sul da Itália, ou no Festival do Chocolate em Turim, no norte do país.  Foram experiências bem interessantes que só descobri que aconteceriam quando já estava viajando pelo país.

7 - E quanto à cultura, foi difícil de se acostumar?
Gosto de viajar justamente porque cada lugar tem sua cultura específica, acho divertido observar essas diferenças culturais. Não tive dificuldade em me acostumar não, acho que o segredo nesse quesito é estar aberto a diversidade cultural e respeitar a cultura do outro.

Vulcão Etna


8 - Como são as pessoas?
Os italianos são um povo bem alegre, gostam de estar entre a família e os amigos, gostam de festejar a vida. O estereótipo de que italiano fala alto, tem pavio curto e fala muito palavrão é de fato verdadeiro. Mas acho um povo hospitaleiro e bastante alegre mesmo.

9 - Você viajou para outros lugares dentro da Itália? Alguma sugestão? Você tem algo fora dos roteiros tradicionais para sugerir?
Viajei muito pela Itália e ainda quero voltar porque faltou muita coisa pra explorar. No norte do país, recomendo a costa da Liguria com suas cidades litorâneas como Nervi, Santa Marguerita, Portofino. Um pouco mais acima tem Cinqueterre e Turim que também merecem uma visita. Turim tem um Museu do Cinema fantástico.
Conheci pouco do sul, ainda quero ter a chance de viajar mais pela Sicilia. Foi lá em que fui parar no Festival do Pistache.

Museu Nacional do Cinema em Torino

10 - É um lugar fácil para alguém que não conhece se achar?
A Itália tem uma malha ferroviária extensa é possível ir de trem para praticamente todos os lugares. Achei um país fácil para se locomover, o idioma não é muito complicado, então fica fácil aprender algumas frases importantes do tipo onde fica esse lugar:  Dove é questo posto?
Sem dizer que existem muitos guias de viagens bons com mapas completos sobre as mais diversas regiões da Itália, o que facilita muito.

11 - Você teve alguma surpresa em relação ao país? Algo que tu sempre achou que fosse de um jeito e quando chegou lá viu que era de outro?
Na verdade não, tudo que eu achei que fosse, era mesmo e bem mais acentuado! Rsrsrs
A Itália foi uma grata surpresa e tenho muita vontade de voltar.

12 - Você tem alguma sugestão de livros/filmes para quem pensa em viajar para a Itália?
Apesar de clichês seguem a minhas sugestões de filmes:  Pra Roma com amor, Sob o sol da Toscana; Comer,rezar e amar; o musical NINE mostra bem a alma e a paixão italiana. Para os que curtem filmes mais antigos e tão encantadores quanto os atuais: La dolce vita do diretor italiano Federico Fellini e o clássico Roman Holiday ( no português Férias em Roma) com a eterna Audrey Hepburn.

Roma

13 - O que os brasileiros precisam para viajar para a Itália? (visto, vacinas...)
Passaporte, vacina contra febre amarela em dia e muita vontade de explorar cada cantinho desse país fantástico que é a Itália.
Muita gente pergunta sobre visto para viajar. Não é preciso requerer um visto com antecedência para visitar nenhum país da União Europeia, desde que a sua viagem não dure mais de 3 meses. Quando você passar pela imigração de qualquer um dos aeroportos dos países membros seu passaporte será carimbado e você terá 3 meses para viajar o quanto quiser pelos países do bloco.


14 - Você tem algum blog, instagram, flickr... que queira deixar para os leitores que querem saber mais sobre a sua viagem?

Pra quem gostou deste bate-papo aqui deixo o convite para acompanharem o meu Instagram: http://instagram.com/daniviajante

E a minha coluna no Portal Embarque na Viagem, na qual escrevo sobre experiências de viagem:  http://www.embarquenaviagem.com/oscolunistas/daniellabarbosa/




Nenhum comentário:

Postar um comentário